sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Nesta sexta-feira 13, a bruxa estará presa...


Pois é. Parece que o plano de vôo das verruguentas ficará restrito ao espaço aéreo de 60 mil m2 do Pavilhão de Exposições do Anhembi, aqui em São Paulo. É lá que começa nesta sexta cabalística a 21ª Bienal Internacional do Livro, cujo tema, pegando uma carona nas vassouras, será o Terror!

Já era de se esperar, dada a invasão do mundo literário, e da cultura pop em geral, por vampiros e outras criaturas abissais, que, convenhamos, até ganharam um quê de simpatia. Com a presença de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, André Vianco, autor do best seller Os Sete, além de um bate papo com Dacre Stoker, sobrinho neto de Bram Stoker, autor do clássico Drácula, a feira promete uma grande imersão nessa obscura, sombria, e - por que não? - fascinante face do nosso imaginário.

Para completar a festa, o evento ainda conclama uma invasão de Cosplayers! É isso aí, aquele pessoal fantasiado com personagens de filmes e HQs será convocado para animar ainda mais a exposição em seu primeiro dia, com direito a entrada gratuita. Com expectativa de até 700 mil pessoas para esta edição, parece que a Bienal vai colocar no chinelo qualquer festa de Halloween que aparecer por aí...

De 12 a 22 de agosto

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 . Santana . São Paulo . SP

Próximo à estação do metrô Tietê

www.bienaldolivrosp.com.br

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Criatividade: Johnny Cash fala à juventude...


E já que o assunto é criatividade, que vem do "rearranjo inteligente do que temos em mãos", falemos um pouco sobre o que pode muito bem ser traduzido como vocabulário.

A lógica não é das mais controversas: quanto mais informações sua mente maquinante tiver, mais conexões e “rearranjos” poderão ser feitos entre elas. Hora ou outra algo muito legal vai aparecer dessa mistura toda. O resultado é o que a comunidade científica chama de criativo.

Justo? Então fica a dica para enriquecer o seu vocabulário com o melhor da cultura pop do século XX! É isso aí, ou você acha que as inovações do século XXI, que mal saiu das fraldas, vão surgir do nada? Digamos que o processo está mais para o caçula que ouve os vinis de rock do irmão mais velho. O blog The Selvedge Yard relata em tom nostálgico alguns fatos curiosos dos grandes divisores de águas da música, cinema e cultura popular do século passado. Dividindo um Taxi com Johnny Cash e Pin Ups, ou pegando a estrada pela Rota 66 com uma Harley Davidson envenenada, o blog viaja de volta aos velhos tempos que ainda têm muito a dizer ao nosso.